quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioMedicinaTerapia Neural: para que serve?

Terapia Neural: para que serve?

A terapia neural é uma abordagem médica integrativa que considera o corpo humano como um sistema interligado, onde mente, órgãos e tecidos estão conectados através do sistema nervoso vegetativo. Ao longo da vida, situações de estresse emocional e físico, como cicatrizes, infecções e intervenções cirúrgicas, podem desregular o organismo, levando a desequilíbrios e doenças físicas e mentais.

O tratamento de terapia neural consiste na aplicação de injeções com uma agulha fina contendo procaína em áreas específicas do corpo. Essa substância ajuda a neutralizar eventos passados que causaram desregulação no sistema nervoso autônomo, permitindo um “reset” e repolarização das membranas celulares. Os pontos a serem tratados são determinados pela história de vida de cada pessoa, tornando cada tratamento único.

A terapia neural oferece a oportunidade de restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso e melhorar uma variedade de problemas, como dor de cabeça, infecções, distúrbios hormonais, depressão, ansiedade, dores musculares, entre outros. No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa responde de forma diferente ao tratamento e que não há uma terapia que sirva para todos os casos.

“O sistema nervoso é o instrumento mais completo para relacionar e conectar as partes do organismo entre si, ao mesmo tempo que relaciona todo o organismo com as incontáveis influências externas.” Pavlov (Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904)

Características:

  • Abordagem integral do paciente
  • Trata o organismo não como órgãos ou sistemas isolados, mas como uma unidade.
  • A mente, os órgãos e os tecidos do corpo humano são indissociáveis, estando conectados por uma rede nervosa que atua como regulador das suas funções (sistema nervoso autónomo)
  • Um sintoma (ex: dor) ou doença não ocorre independente dos eventos emocionais e físicos que ocorreram ao longo da nossa vida (desde Intra útero) até hoje.
  • Situações como cicatrizes, intervenções cirúrgicas, stress, infeções, doenças (inclusive as que tivemos na infância) e alterações a nível dentário podem afetar o funcionamento normal da rede neural que une a mente, tecido e órgãos podendo gerar dor, doença ou perturbações em qualquer parte do corpo além de problemas a nível mental e emocional.
  • Sintomas que parecem não se relacionar entre si podem ter a mesma origem.

Como é feito o tratamento:

Durante a consulta de Terapia Neural, a Drª Simone Ayres realiza uma abordagem personalizada ao paciente, analisando detalhadamente o seu historial clínico e biográfico em busca de possíveis fatores contribuintes para as queixas apresentadas.

A Prática da Terapia Neural Quebrando Paradigmas

Nenhuma queixa é desconsiderada e todas as possíveis correlações são investigadas (por exemplo, eventos específicos que possam estar relacionados com o surgimento de problemas de saúde).

Embora a Terapia Neural possa lembrar a acupuntura oriental no primeiro contato, é importante ressaltar que, apesar da possível utilização de pontos de acupuntura, as bases da Terapia Neural estão fundamentadas na Medicina Ocidental e é reconhecida como um tratamento médico em diversas partes do mundo.

Dicas de leitura:

Sabia que?

É possível encontrar profissionais que não estão familiarizados com este tratamento, pois não foi abordado durante a formação médica em Portugal e no Brasil, embora seja praticado em outros países.

Alguns desses profissionais podem expressar opiniões negativas sobre a procaína, um anestésico local considerado fraco e que não é mais utilizado para esse fim. Na Terapia Neural, a procaína é utilizada de forma diluída e os efeitos anestésicos não são o objetivo principal.

Antes do tratamento, é feita uma avaliação para verificar se há risco de alergia à substância e, se necessário, um teste prévio é realizado. Durante a consulta, estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida sobre a Terapia Neural.

Referências bibliográficas:

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais popular

comentários recentes